29.9.09



Meu som.


Beethoven, já completamente surdo, encostava o rosto no piano para sentir a vibração das notas. Em cada nota, um leve tremor, um arremedo da música, que ele sorvia avidamente. Criando o som a partir do nada.

Eu tenho surdez moderada no ouvido esquerdo desde os sete anos. Não atendia o telefone desse lado, e quando sentava ao lado de alguém, era sempre procurando uma posição estratégica. Pequenos gestos para escutar o mundo. Como fazia o Beethoven.

Uma vida de incompletude forjada para ser inteira.

Quando fiz trinta anos, comecei a usar aparelho, sob pena de ficar surdo de uma vez. Devolvi o meu silêncio aos deuses e emergi para o som do mar ao longe, do vento nas árvores e da voz ao telefone. Agradeci pelo riso das crianças que me chegava pela janela, abençoei cada sussurro na voz da esposa, cada leve respiração. Eu agora era inteiro sem forjas, sem metáforas, sem estratégias.

Ouvi, ouvi, ouvi, até entender que no mundo já existe mais barulho que música. Mais máquinas que córregos, mais buzinas que pássaros, mais gritos que canções.

Então o aparelho apita três vezes, indicando que a bateria acabou. Bip, bip, bip. Aos poucos, os sons vão esmaecendo ao meu redor. Mergulho lentamente de volta ao meu silêncio. E fechando os olhos, não leio os lábios, deixo o mundo balbuciar coisas incompreensíveis.
Quando cessa o barulho, escuto mais a mim mesmo.

Ouvir não é mais uma incapacidade ou um inevitável, agora é uma questão de escolha. E é este poder que me faz sentir mais inteiro.

4 comentários:

Lidiane disse...

Texto maravilhoso, Bito.
E, que traduziu a minha manhã.
Eu, incomoda pelo barulho vindo de todos os lados, resolvi me silenciar e não escutar mais nada.
De repente, consegui. E só percebi isso quando saí do ambiente e ouvi novamente o silêncio, dessa vez, o real, do mundo.

Beijo gigante pra você.

Lidiane disse...

*icomodada (corrigindo).

Maísa Picasso disse...

Engraçado que seu ouvir também passa de uma experiência linda para mim. De repetir com paciência, de buscar a posição mais acertada ao sentar ao seu lado, de sussurrar as melhores coisas ao seu ouvido. De comprar a pilha que acaba até emitir sons para regular a frequência e altura dos programas de seu aparelho. Então, no seu silêncio ou na sua redescoberta de ouvir são as minhas horas do dia, nossas melhores horas juntos.

Maísa Picasso disse...

Te quero, meu Bibi.