27.5.08


Kundalini.

Eu gosto desta foto.

Por causa das cores e dos contrastes. O azul do céu, o vermelho do calção, o negro da pele. O menino estava fazendo arte, no sentido figurado; sem saber, acabou fazendo arte, no literal.

Gosto da foto porque vermelho é a cor do primeiro chakra, o da base da coluna vertebral. É o mais ligado às coisas da terra, e onde começa a nossa jornada espiritual. Crescer espiritualmente é também fazer com que a nossa energia vital circule para os chakras superiores, os da cabeça, mais ligados ao plano imaterial. Na foto, o chakra vermelho é jogado para cima, em direção ao céu. É como se o homem, sempre apressado, colocasse o carro à frente dos bois e dissesse “olha, Deus, aqui o que eu sou, me leva para perto de ti”. Correndo desembestado antes de ter o conhecimento, como fazem as crianças. Levando a energia para o alto como se espera, mas não como se deve. O menino olha para baixo não para saber onde cair, mas em despedida, Adeus, Terra, vou para junto de meu Pai. Ou talvez saiba mesmo a dureza do chão que o aguarda. Ainda assim, é um bom começo. Todos os vôos começam na vontade.

Eu também gosto dessa foto porque crianças são simplesmente impossíveis.
Tem coisa mais estripulia do que um guri de cabeça para baixo?
Eu não conheço.




*Em tempo: a foto foi tirada pelos alunos de fotografia da ONG Cipó Comunicação Interativa, projeto Oi Kabum Escola de Arte e Tecnologia. Foi num passeio pelo subúrbio ferroviário de Salvador-BA. Talentosos, os meninos...


6 comentários:

Maísa Picasso disse...

Eu adoro esta foto, amor. Essa peraltice de menino, de menina... Esse jeito de rebolar no meio da rua que criança tem, que não anda saltita, não dorme, desmaia e tem virtude de se contentar com pouco e enxergar significado nas pequenas coisas.

Seu blog meio que tem isso, Nino. Você olha de um jeito desarmônico para tudo o que vê, associa mundos inteiros com o olhar e relembra histórias, filmes, cores, música e tempo tornando ainda mais o mundo em harmonia por outros aaspectos.

É mesmo como você disse uma vez para mim, a qualidade que tínhamos de aproximar galáxias inteiras com o cuidado de quem lida com o que é precioso. É verdade. Assim é teu blog, este post, é você, que bastou aquela visita a exposição dos meus meninos e o salto da criança na foto exposta virou formigas e formigueiros inteiros em sua mente e você me disse "isso é a vida, o trazer pra cima do menino, a energia dos chakras subindo, o desligar-se de miudezas do mundo". E eu acredito, que nesta matéria você tem tido aprovação suficiente.

Te amo.

Maísa Picasso disse...

omodeus, te bilisco!

Maísa Picasso disse...

você sabia que amanhã é meu aniversário?

Maísa Picasso disse...

troca o caminho pro meu blog, bircoito!
maisapicasso.blogspot.com

Maísa Picasso disse...

putz! que presente de aniversário mais lindo!! Você escreve num cartaz beeeeeeeeem lindo e colorido pra eu botar na parede da casa pinga pinga?

Maísa Picasso disse...

Te amo, P.
obrigada pelo olhar ao texto.